sexta-feira, 8 de abril de 2011

“Concede-me, Senhor, a serenidade necessaria"


A palavra serenidade sugere paz, calma, tranqüilidade. Na Bíblia é Shalon, interpretada como paz, inteireza, ou plenitude de vida.
Jesus faz uma distinção entre dois tipos de paz.
Há uma paz que o mundo oferece que podemos chamar de Paz do Mundo e a paz que ele oferece a Paz Espiritual.
A paz do mundo é aquela trégua inquietante, abalada pelo medo em nosso coração, quando, finalmente conseguimos conquistar algo ou alguma coisa. Está relacionado com os conceitos de ter e ganhar. E mesmo quando estamos prestes a conquistá-la, nossa mente ainda fica agitada diante da idéia de perdê-la de alguma forma. A paz do mundo pode ser de nós retirados, e sabemos disso. É por isso que Jesus estabeleça a diferença entre essa paz e a paz espiritual.
A paz espiritual de forma bem simples, é uma sensação interior profunda de que tudo está bem. Antes é um conhecimento intuitivo ou espiritual que nos leva a uma experiência interior de tranqüilidade, lucidez e consciência.
Paz espiritual, portanto, não significa ausência de problemas, pois sempre os teremos. Tampouco é ausência de sofrimento emocional, nem garantia que nossas orações serão atendidas da maneira que desejamos.
A paz que Deus nos oferece é o alicerce do verdadeiro amor e alegria, capacitando-nos a dar de nós mesmos sem qualquer outro objetivo que não seja a satisfação de ver o outro crescer. A serenidade é um dom concedido por Deus e, portanto, vem a nós através de nosso relacionamento de fé com deus. Sem fé em Deus não podemos abrir-nos para receber seus dons. Fé é mais do que crença; é nossa abertura confiante àquele que nos criou. È colocar de lado nosso orgulho e convidar Deus para ser Deus para nós.
È necessário apenas que nos voltemos para Deus, entregando nossa vida aos cuidados dele, e a paz retornará sem demora. Se fizermos isso diariamente, a serenidade vai se intensificar.
“Não vos inquieteis com nada; mas apresentai a Deus todas as vossas necessidades pela oração e pela súplica, em ação de graças. Então a paz de Deus, que excede toda a compreensão, guardará os vossos corações e pensamentos, em Cristo Jesus.”
(Fp 4,6-7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário